ARTES DA MARCIA

terça-feira, 28 de junho de 2011

TCC- Tecnologia e Educação

 As Tecnologias e a Educação

A educação tem um papel a desempenhar. Esta nova forma pedagógica de ensinar deve contemplar muito mais o simples manuseio do computador. É necessário que se englobe medidas para que a sociedade saiba fazer o bom uso dele e esteja dentro dessas transformações sócios culturais que vemos acontecer. É notório que o computador transmita informações para o aluno e, portanto passa a reforçar o conhecimento e o interesse desses para com as aulas e não o simples conteúdo, ou seja, as apostilas, ou o livro didático que pouco motivam e não dá ao educando habilidades para que ele tenha desempenho com autonomia e dedicação necessários à construir seu conhecimento.
Sabe-se que tanto professor quanto aluno apesar de esforçarem-se ao máximo em relação aos conteúdos didáticos tem consciência de que as aulas estão ultrapassadas e sem motivação.
Valente afirma que:
a entrada dos computadores na educação acontece concomitantemente com a necessidade de se repensar os rumos da escola e o papel do professor. Não podemos, no entanto, acreditar que a simples inserção dos computadores no universo escolar irá resolver os problemas da educação atual.
(1993 apud ALMEIDA,2000,p.15)
Atualmente com as tecnologias e com a globalização o professor tem que se inovar, se atualizar, já que os alunos usam essas tecnologias, eles sabem e fazem perguntas e o professor terá que buscar conhecimento nesta área. Porém para que essas informações sejam proporcionadas aos professores deve-se observar que o mesmo já vem com uma bagagem, então não é tão somente enchê-los de conteúdo e sim criar situações-problemas onde os docentes façam o uso das mídias.
Segundo Oliveira,
Ao se analisar a prática pedagógica do professor, devem ser levados em conta os valores que ele traz consigo, não perdendo de vista as condições determinantes de sua existência e, principalmente, a concepção político-pedagógica que norteou seu processo de formação. (p.85)
Diante das mídias não se pode agir como a educação tradicional, que resume na simples transferência de conhecimentos, sem vincular as relações sociais de produção por técnicas consideradas neutras, desta maneira estarão formando profissionais copiadores, reprodutores de idéias e informações.
A educação deve ser integradora e não mera adaptadora de circunstancia, tem que ser desenvolvida com espontaneidade, intencional e com propósitos onde os docentes desenvolvam as atividades relacionadas a mídia de maneira espontânea.
Freire aborda que
o professor se torna exatamente o especialista em transferir conhecimento. Então, ele perde algumas das qualidades necessárias, indispensáveis, requeridas na produção de conhecimento existente, assim como no conhecer e conhecimento existente, a inquietação, a incerteza todas essas virtudes indispensáveis ao sujeito cognoscente.
(Freire apud Oliveira 1989,p.88)
O descobrimento da realidade social do professor a falta de preocupação em perceber quais são as suas necessidades, faz com que a aprendizagem dos alunos sejam prejudicadas, sendo assim é preciso que o professor não utilize o computador apenas para instrumentá-lo e sim que descubra habilidades e conhecimentos específicos e compreenda as relações entre às mídias e a sociedade. A inserção das tecnologias na educação faz com que se estabeleça uma nova relação entre o docente e o discente e os mesmos têm que inovar para uma aprendizagem significativa.
Segundo Oliveira,
A entrada dos computadores na educação, provavelmente, será propulsora de uma nova relação entre os professores e alunos, uma vez que a chegada desta tecnologia sugere aos professores um novo estilo de comportamento em sala de aula, talvez, até, independentemente da forma da utilização que ela faça deste recurso no seu trabalho. [...] (p.92)
A pesquisaEsta pesquisa foi desenvolvida nas escolas municipais de Batayporã- M.S., buscando contextualizar e detalhar da melhor forma possível, a situação real dos professores quanto à sua postura metodológica frente às novas mídias.
Em conversa diretamente com a Secretária de Educação deste município ficou certo que fariamos um levantamento na Educação com os professores para ter conhecimento da situação atual, envolvendo na pesquisa a quantidade de professores total, a totalidade dos que possuem conhecimento com a Informática, os que possuem noções básicas e os que não possuem qualquer tipo de conhecimento com a mesma.
Após isso disponibilizaria um curso Básico de Informática para dar-lhes suporte de procedimentos com os recursos mais comuns na internet, deixando-os aptos a participar nos próximos cursos do Proinfo.
A partir desta conversa, foi executada a pesquisa e iniciei então, a formação de dois grupos de professores-alunos para capacitação tecnológica com duração de 40h. onde envolveria os conteúdos Básicos de Informática.

Progressos obtidos no projeto-açãoAo surgir as atividades onde eram cobradas algo que havia sido realizado nas aulas os professores-alunos logo reclamavam, mas ao conseguir executar as etapas, até eu me emocionava pois os mesmos pareciam as crianças quando atingem o objetivo proposto pelo docente.
Seguem alguns relatos dos professores-alunos:

Estou feliz em estar aprendendo com professores que ensina com carinho, eu era analfabeta nessas tecnologias hoje me sinto realizada por estar usando meu computador para bate papo e também preparando as atividades do meu trabalho. (professora 1)


Este curso está sendo muito importante para mim, pois estou adquirindo conhecimento do mundo digital.
Através deste curso estou aprendendo a preparar atividades e aplicar no meu dia-a-dia na minha sala de aula.
Estou muito feliz em poder participar deste curso, pois, está sendo de grande valia.
(professora 2)

A informática em minha vida era algo desconhecido, e complicado, porém hoje, através deste curso estou me desenvolvendo aos poucos e adquirindo uma nova postura diante das novas tecnologias.
(professora 3)

Pode-se extrair dessas falas aspectos que revelam a falta de conhecimento das mídias, porém com o projeto-ação os professores-alunos começaram a se incluir no mundo digital fazendo uso das tecnologias em seu cotidiano e usando como ferramenta pedagógica .




TCC- Planejamento de formação de professores para o uso das mídias

Achei interessante o tema , acredito que nós professores temos muito receio de enfrentar o "novo", e sempre adiamos este passo tão importante em nossa vida profissional. Os alunos hoje sestão muito "espertos", desde muito cedo em contato com a Internet e acabamos com medo de perder poder de ser sempre o "mestre", aquele que dá ordens e é obedecido, já que eles conhecem muito sobre os meios virtuais.
Ao entrar neste curso tomei um passo muito importante que foi o de enfrentar o uso das mídias.
procurarei conhecer mais nesta nossa etapa decisiva que é o TCC e tirar o máximo de proveito possível.

O Ser humano e a TecnologiaSegundo FRÓES: “A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia.... Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam...”
A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo. Vivemos num mundo tecnológico, estruturamos nossa ação através da tecnologia, como relata KERCKHOVE , na Pele da Cultura “os media eletrônicos são extensões do sistema nervoso, do corpo e também da psicologia humana”.
De acordo com (FRÓES) “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática traz novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.”
BORBA(2001) vai um pouco mais além, quando coloca “seres-humanos-com-mídias” dizendo que “ os seres humanos são constituídos por técnicas que estendem e modificam o seu raciocínio e, ao mesmo tempo, esses mesmos seres humanos estão constantemente transformando essas técnicas.” ( p.46)
Dessa mesma forma devemos entender a Informática. Ela não é uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Quando a usamos, estamos sendo modificados por ela.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial